Seja turista na cidade que você mora

Seja turista na cidade que você mora

Se você ficou em casa durante o carnaval não desanime. Aproveite para “viajar” na sua cidade e descobrir o que ela tem de melhor como se fosse turista.

Na correria do dia a dia mal sobra tempo de conhecer os pontos turísticos e conhecer o que tem de melhor no lugar que você mora. Se escolheu passar o carnaval em casa, que tal dar uma de turista e fazer um roteiro para explorar sua própria cidade?

Veja algumas dicas de passeios imperdíveis nos grandes centros. Ainda dá tempo!

São Paulo

O sambódromo do Anhembi é um dos locais mais cheios durante esta época e com certeza vale a visita. As ruas da Vila Madalena também são invadidas por blocos de rua e diversos clubes oferecem bailes de carnaval e matinês para molecada. Mas, se tiver afim de escapar um pouco da bagunça, aproveite os poucos carros nas ruas e conheça os principais cartões postais da cidade.

Avenida Paulista – Em meios a tantos prédios da famosa Avenida, o Parque Trianon que ganha destaque e é um ótimo passeio para fazer com as crianças. Dezenas de restaurantes, bares e lanchonetes ocupam os quarteirões oferecendo o melhor da comida paulistana. É sem dúvida um ótimo lugar também para os amantes da arte e dos livros. Lá você encontra centros culturais e cinemas como o Cine Livraria Cultura (anexo à livraria Cultura) e Playarte Bristol. O Museu de Arte de São Paulo (MASP) não pode faltar na lista de quem está por lá. Para ver a Avenida de outro ângulo você pode alugar uma bike e ir pedalando. 

Teatro Municipal – localizado no centro da cidade o teatro que foi reaberto em 2011 exibe grandes espetáculos. O espaço promove visitas turísticas guiadas gratuitas. O tour pode ser feito de terça a sexta, às 11h, 15h e 17h, e aos sábados, às 11h, 12h, 14h e 15h. Durante o carnaval a exposição O mundo segundo Mafalda funcionará normalmente entre os dias 14 e 18 de fevereiro.

Maiores informações no site http://www.teatromunicipal.sp.gov.br

Ibirapuera – No Parque do Ibirapuera você desfruta de uma das maiores áreas verdes da cidade. Aproveite para ler um livro debaixo da árvore e relaxar. Em fins de semana e feriado o parque oferece vários eventos de artes e música. Piqueniques e passeios de bicicletas também são uma delícia de fazer. Lá pertinho você também pode visitar o Obelisco e registrar fotos de um dos mais importantes monumentos da cidade.

Outros lugares para visitar em São Paulo:  Igreja Nossa Senhora do Brasil, Viaduto do Chá, Liberdade, Catedral da Sé, Memorial da America Latina, Rua 25 de março, museu do Ipiranga e Rua Oscar Freire.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro tem bastante turistas nessa época, mas a maioria quer assistir ao desfile das escolas de samba no Sambódromo, cair na folia nos blocos de rua e aproveitar as mais lindas praias. Você pode se juntar a eles ou fugir um pouco da programação carnavalesca e curtir os pontos turísticos da sua cidade.

Pão de açúcar – A viagem de bondinho já garante a aventura do passeio. Ao chegar ao topo na altura de 400m você vai olhar para sua cidade de um ângulo diferente e jamais irá se esquecer da vista.

Cristo Redentor é considerada a maior estátua em estilo art déco do mundo. Reserve um dia do seu feriadão para fazer esse passeio. Eleito uma das sete maravilhas do mundo, o monumento do Cristo Redentor fica a 700 metros de altitude, onde um mirante panorâmico vale cada minuto da visita 

Outros lugares para ir no Rio de Janeiro – Maracanã, Mirante Dona Marta, Feira de São Cristóvão, Lagoa Rodrigo de Freitas.

Belo Horizonte

Quem mora na capital de Minas Gerais sabe que no carnaval a agitação invade as ruas. Se sobrar  disposição para subir e descer as ladeiras da cidade você irá aproveitar muitos lugares interessantes que a cidade oferece. 

Museu da Arte da Pampulha – o Museu de Arte da Pampulha – também conhecido como MAP – conta com diversas exposições de arte contemporânea e apresentações musicais. O local possui uma biblioteca e um Centro de Documentação e Pesquisa, o CEDOC.

Horários especiais no carnaval:

Segunda-feira 16/02 – Fechado e Terça-feira – 17/02 – Das 09h às 18h30

Mais informações no site: http://www.pbh.gov.br/cultura

Circuito Cultural Praça da Liberdade o complexo reúne mais de dez museus e espaços culturais. Conta com diversas atrações gratuitas. Centro de Informação ao Visitante do Circuito Cultural Praça da Liberdade:  aberto 14 e 15/02, de 10h às 18h, 16 e 17/02 fechado e 18/02 aberto 12h e 18. Mais informações no site: http://circuitoculturalliberdade.com.br/

Outros lugares para ir em BH: Lagoa da Pampulha e Mercado Central. 

Curitiba

Muitos foliões deixam a cidade em busca de mais agito e é uma ótima chance de conhecer ou rever lugares incríveis que a sua linda cidade possui.

Jardim Botânico Inúmeros exemplares vegetais do Brasil e de outros países. Seus jardins geométricos e a estufa de três abóbadas tornaram-se um dos principais cartões postais da cidade. Fica aberto todos os dias do carnaval.

Museu Oscar Niemeyer – Um grande exemplo de arquitetura aliada à arte com certeza merece que você confira de perto. O museu oferece nesse feriado nos dias 18, 19 e 20, visitas guiadas nas mostras “Genesis – Sebastião Salgado”, “João Turin – Vida, obra, arte”, “Histórias do Acervo MON – Em Aberto” e “Acervo MON – Aquisições 2013/2014”.

No dia 16, segunda, o Museu não abre. No dia 17 funciona normalmente, das 10h às 18h. Na quarta-feira, dia 18, o MON abre das 13h às 18h.

Outros lugares para ir em Curitiba –  Ópera do Arame,  Bosque do Alemão., Parque do Passaúna.

 

Registre muitas fotos e aprenda a gostar ainda mais da cidade que escolheu para viver. Lembrando que indicamos alguns lugares das principais capitais do país, mas todas as cidades reservam seus encantos e pontos turísticos que merecem a visita em qualquer época do ano.

 

 

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *