Receita de Pastel de Nata

Receita de Pastel de Nata

 

Os pastéis de nata são uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa. Embora se possam saborear pastéis de nata em muitos cafés e pastelarias, a receita original é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa.

O pastel de nata foi criado pelos clérigos do Mosteiro dos Jerónimos em Belém durante o séc. XVIII, isto porque nessa época os conventos e mosteiros de Portugal produziam grandes quantidades de ovos. A clara do ovo era usada para clarear as roupas brancas (principalmente os hábitos das freiras) e também na produção de vinho (a clara era usada para clarear os vinhos como o vinho do Porto) e as gemas que sobravam dos ovos eram usadas para a produção de doces como o pastel de nata.

Massa

  • 300 gr de farinha de trigo
  • 250 gr de margarina
  • quanto baste de sal
  • quanto baste de água

 

Misture a farinha o sal e a água e trabalhe a massa até ligar. Divida a margarina em 3 porções. Estenda a massa, espalhe sobre ela 1/3 da margarina e enrole como um tapete. Repita esta operação mais duas vezes, até acabar a margarina. No final deixe descansar 20 minutos. Em seguida corte a massa em quadrados de 2cm de espessura, e coloque cada quadrado sobre uma forma lisa própria para madalenas ou muffins.

Recheio

  • 500 gr de nata
  • 9 unidade(s) de gema de ovo
  • 10 colher(es) (sopa) de açúcar

 

Leve ao fogo em banho-maria as gemas batidas com o açúcar e as natas até o preparado engrossar. Deixe amornar e coloque uma colher (sobremesa) do preparado dentro de cada forminha. Leve ao forno, até ficarem cozidos e tostados. Podem ser comidos mornos ou frios.

 

Share This

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *