Nelson Mandela o homem que nunca desistiu de sonhar

Nelson Mandela o homem que nunca desistiu de sonhar

Nelson Rolihlahla Mandela foi um revolucionário anti- apartheid sul- Africano, bem como um político e filantropo que atuou como presidente da África do Sul de 1994 e 1999.

Ele foi o primeiro negro Sul-Africano para o cargo e o primeiro eleito em uma eleição totalmente representativa. Seu governo  era voltado para desmantelar o legado do apartheid através da luta contra o racismo institucionalizado, a pobreza, a desigualdade e promover a reconciliação racial.

Mandela estudou na Universidade de Fort Hare e na Universidade de Witwatersrand, onde se formou em Direito. Enquanto viveu em Joanesburgo, ele se envolveu na política anti- coloniais, juntando-se o ANC e tornando-se um dos membros fundadores da sua Liga da Juventude . 

Trabalhando como advogado, ele foi repetidamente preso por atividades subversivas e com a liderança do ANC,  foi processado sem sucesso no Julgamento Traição 1956-1961. Em 1962 ele foi preso, acusado de conspiração para derrubar o governo e condenado à prisão perpétua no Julgamento de Rivonia.

Mandela serviu 27 anos na prisão, inicialmente em Robben Island, e mais tarde em Pollsmoor e Victor Verster . Uma campanha internacional fez lobby para a sua libertação, o que foi concedido em 1990. Como primeiro presidente negro da África do Sul Mandela formou um Governo de Unidade Nacional, na tentativa de aliviar a tensão racial. Ele também promulgou uma nova constituição e criou a Comissão Verdade e Reconciliação para investigar abusos de direitos humanos cometidas no passado.

Mandela faleceu no dia 5 de Dezembro de 2013 em sua residencia, vitima de uma infecao pulmonar aos 95 anos de idade.

Share This

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *