Mitos e Verdades sobre o acne

Mitos e Verdades sobre o acne

Muito comum, a acne afecta 85% da população ao longo da vida e origina diversas crenças mais ou menos fundamentadas cientificamente.

Veja alguns mitos e verdades sobre a acne.

Mito: A acne aparece por falta de higiene.

Falso: Uma higiene com falhas não está na origem do aparecimento da acne : as espinhas e os pontos negros estão associados a uma secreção excessiva de sebo, causada por modificações hormonais que influenciam a quantidade e a qualidade do sebo produzido.

Mito: A acne afeta somente os adolescentes.

Falso: A acne afecta principalmente os adolescentes, devido às perturbações hormonais associadas à puberdade: perto de 80% dos jovens são afectados entre os 11 e 18 anos. Mas embora desapareça de modo espontâneo depois dos 20 anos, pode também persistir até à idade adulta, em particular nas mulheres: mais de 40% são afectadas pela acne depois dos 25 anos.

Mito: A pilula contaceptiva piora o acne.

Falso e Verdadeiro: As pílulas contraceptivas são compostas por hormonas (estrogénio e progestativo) e podem por isso influenciar a acne, mas nem sempre é negativo.

Mito: A acne esta relacionada com a alimentação

Falso e Vedadeiro: Actualmente, nenhuma ligação científica incontestável foi estabelecida entre a alimentação e a acne. Contudo, alguns alimentos são suspeitos por influenciar o estado da pele: assim, os peixes e os mariscos permitem diminuir a gravidade da acne devido aos ómegas 3 que têm propriedades inibidoras sobre um dos factores de inflamação envolvidos na acne. Por outro lado, o açúcar branco e os cereais refinados têm tendência a agravar a acne, dado que o seu consumo induz a picos de glicemia que estimulam a produção de determinadas hormonas. Algo é certo: uma alimentação variada e equilibrada é o primeiro passo para uma pele sã.

Mito: A acne melhora com aexposição solar

Falso: O sol é um amigo que engana quando se sofre de acne. Com efeito, num primeiro tempo, a exposição aos raios UV produz o secar das espinhas, o que induz uma melhoria aparente da acne no Verão. Mas o sol proporciona também um espessamento da camada córnea, o que favorece a obstrução dos poros e a formação de comedões. Assim que o Outono chega, observa-se uma enorme formação de espinhas. De referir que a maioria dos medicamentos para a acne são incompatíveis com a exposição solar. No caso de acne, evite a exposição solar ou utilize um protector de índice elevado.

 

Share This

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *