Medicina Alternativa: Projeto Pague Quanto Puder

Medicina Alternativa: Projeto Pague Quanto Puder

Rafaela Rocha é uma ativista da área de saúde e aposta em uma nova visão da medicina alternativa no Brasil, cobrando apenas o que a pessoa puder pagar pelo atendimento.

O projeto “Pague Quanto Puder” de Rafaela Rocha é uma nova forma de ver a medicina alternativa no Brasil. Formada em Terapia Crânio Sacral nos EUA, Rafaela oferece atendimento e recebe apenas o que a pessoa que a procura pode pagar, seja em dinheiro, em mudas de plantas, livros, pães, etc. Ela acredita que este é o verdadeiro tipo de medicina humanizada e o melhor caminho para a popularização.

Rafaela também criou o projeto Dividir para Multiplicar, onde as pessoas se encontram para dividir suas dores e receber em troca o amor das outras. Formada também como Doula, pelo Grupo de Apoio a Maternidade Ativa, oferece um ótimo apoio para gestantes e mães.

Rafaela teve como foco este tipo de trabalho principalmente depois que participou de uma palestra com Patch Adams e assistiu a um video de Chico Xavier, onde o mesmo recebia até galinhas como pagamento pelo seu trabalho. Conforme um de seus relatos no blog ela acredita que a maior contribuição que recebe é a troca de amor que tem com cada paciente e o quanto isso é engrandecedor e explica com uma citação de Ernesto Che Guevara: “Não nego a necessidade objetiva do estímulo material, mas sou contrário a utilizá-lo como alavanca impulsora fundamental. Porque então ela termina por impor sua própria força às relações entre os homens.”

Segundo depoimentos de pacientes um dos fatores que fazem o projeto ser um sucesso é o acolhimento e o afeto que todos recebem no espaço e a acessibilidade, pois todos têm como participar, independente de ter dinheiro ou não.

Ações como esta fazem com que a gente continue acreditando em um mundo melhor e nos mostra que as mudanças que queremos precisam partir também das nossas atitudes.

Quem quiser conhecer mais sobre os projetos acesse o blog. 

 

Foto: Divulgação (facebook)

 

 

 

 

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *