Home office – Dicas para fazer essa opção dar certo

Home office – Dicas para fazer essa opção dar certo

Home office está se tornando quase que uma necessidade para quem busca tempo e uma maior qualidade de vida.

Em tempos de congestionamentos cada dia maiores a opção de trabalhar de casa está se tornando cada vez mais comum, especialmente para as mulheres que querem ter mais tempo e para as que não querem abrir mão de ficar com os filhos. Mas nem sempre é fácil fazer o  home office dar certo.

Muitas empresas também oferecem esta vantagem aos funcionários por acreditarem que em casa a produção será maior. Mas embora seja o sonho de muitas pessoas, algumas não conseguem aderir a esse sistema com tanta facilidade e alcançar a qualidade de vida que esperam.

A organização é a chave para ter o que tanto esperou com o home office. Mais flexibilidade e liberdade só darão certo se você se policiar e se desligar de outras tarefas da casa. Caso contrário, passará a fazer mil coisas ao mesmo tempo e não vai se dedicar direito a nenhuma.

Separamos algumas dicas que poderão ajudá-la a fazer seu home office dar certo.

1 – Determine um período para o trabalho – Embora o home office lhe dê uma certa flexibilidade de horário, reservar um período para realizar o que precisa fica mais fácil de você manter o foco. Hora de trabalhar não é hora de lavar a louça por exemplo.

2 – Não deixe que outras pessoas lhe interrompam – Deixe claro que você está em casa, mas que está trabalhando. Para as mães essa regra fica mais difícil de ser cumprida, mas é necessário que as crianças também entendam você só pode ser interrompida quando for extremamente necessário. Uma ótima saída é explicar que quanto mais rápido você acabar, mais tempo terá de ficar com elas.

3 – Esqueça o celular e rede sociais – Deixe o celular um pouco de lado e não fique o dia todo nas redes sociais. Embora o home office lhe dê mais liberdade de fazer o que quer, quanto mais você dispersar-se, mais tempo levará para concluir o que está fazendo.

4 – Faça seu horário de almoço – A hora do almoço deve ser respeitada. Saia da frente do computador para comer. Lembre-se que uma das vantagens do home office é ter mais tempo. Então reserve parte dele para fazer as refeições com calma.

5 – Reserve um canto – Um lugar da casa para você só trabalhar, de preferência com porta, pode ser uma forma de criar um ambiente profissional com a sua cara e isolado dos outros cômodos. Caso não tenha um quarto sobrando, um cantinho da sala com uma mesa só pra você já resolve. Fuja da mania de ficar o tempo com o lap top no colo.

6 – Seja seu próprio chefe –  A maioria das mulheres que optam pelo home office são autônoma ou possuem sua própria empresa, mas algumas empresas também permitem esse sistema de trabalho. Independente dos casos você será seu próprio chefe e os resultados dependerão da forma como você irá conduzir o seu trabalho.

A desvantagem de trabalhar em casa é ficar um pouco isolado do mundo lá fora. Reservar alguns dias da semana para almoçar fora pode ser uma saída. Algumas empresas também permitem alternar entre trabalhar no escritório e em casa. Além de quebrar a rotina, você continua em contato com seus colegas de trabalho de vez em quando.

 

 

 

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *