Especial férias: Dicas para entreter as crianças em viagens longas

Especial férias: Dicas para entreter as crianças em viagens longas

O que fazer e levar em viagens longas, para evitar que as crianças fiquem entediadas e enlouqueçam você.

Geralmente as crianças não têm muita paciência em esperar, principalmente se estão ansiosas para chegar logo ao destino. Se já não são mais bebês e custam a dormir, as horas parecem demorar ainda mais. É aí que elas começam com a famosa frase: “falta muito?” Nestas horas, ter em mãos coisas que as distraiam é essencial em viagens longas.

Veja algumas dicas do que fazer e levar para não faltar diversão.

 

Itens para desenhar: Papel, canetinhas, lápis de cor e você terá alguns minutos de silêncio enquanto as crianças fazem “arte”. Se a viagem for de carro ou ônibus sugira que eles desenhem paisagens ou coisas que vão vendo durante o caminho. No avião, se estiver de dia, deixe-a sentar na janelinha e ver o céu para se inspirar.

 

Livros: Aqueles só com figuras são ideais para quem enjoa ao ficar lendo em movimento.  Alguns também são acompanhados de CD’s e para quem está de carro é só colocar o som e deixar a imaginação deles voarem.

 

Tablet: Embora seja muito discutida o uso de aparelhos eletrônicos para crianças pequenas, não há como negar que durante as viagens eles podem ser um bem necessário. Existem muitos aplicativos educativos que você pode baixar e usar até mesmo sem internet. Controle o tempo de uso e fique atento ao conteúdo.

 

Brincadeiras: Sugira brincadeiras de adivinhar, dizer nome de coisas depois de escolher uma letra, cantar músicas. Se a criança ficar entediada vai começar a incomodar, caso contrário o tempo vai passar e ela nem irá perceber.

 

Lanchinhos: Uma garrafinha de água não pode faltar em qualquer tipo de viagem. No avião fica mais fácil de pedir toda hora que seu filho sentir sede, mas mesmo assim é sempre bom ter uma na mão. Bolachas (de preferência sem recheio) e frutas também contribuem bastante quando bater aquela fome fora de hora.

 

Filmes e desenhos: No avião há uma seleção de filmes infantis para as crianças assistirem. Se no seu carro houver aparelho de DVD leve os prediletos dos seus filhos.

 

Objetos e brinquedos preferidos: Se você não quer transformar a sua viagem em um verdadeiro desastre, não esqueça daquele paninho ou bichinho de pelúcia ou chupeta que a criança não larga. Eles podem ser a única coisa que vai conseguir acalmá-la na hora que a paciência acabar.

 

* Se estiver de carro aproveite para fazer paradas estratégicas em locais que tenham parquinhos ou mirantes com vistas incríveis. No avião levante-se sempre que possível e veja a possibilidade de ir até a cabine do piloto.

 

*Não esqueça de levar uma troca de roupa e um saco plástico sempre com você para eventuais “acidentes de percusso”.

 

Boa viagem!

 

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *