É possível voltar ao mercado de trabalho depois dos 40?

É possível voltar ao mercado de trabalho depois dos 40?

Muitas mulheres com mais de 40 anos desistem de voltar a trabalhar por medo de estarem “velhas” para recomeçar. Ao contrário do que muitas pensam, o mercado de trabalho está em busca de profissionais mais maduras e este retorno se torna cada vez mais possível.

Apesar da maioria das mulheres de hoje em dia optarem por ter filhos mais tarde e colocarem suas carreiras como prioridade, ainda há também aquelas que se dedicaram à família e agora pretendem voltar ao mercado de trabalho, mas devido a idade, temem se isso ainda é possível.

A boa notícia é que atualmente existem muitas empresas que estão interessadas em profissionais mais maduras, principalmente para cargos de chefia. Para os empregadores as pessoas nesta idade geralmente já tem a certeza do que querem fazer, pois possuem mais maturidade, estabilidade e experiência na prática.

Se quiser continuar na área que já possui experiência tem meio caminho andado. De qualquer forma, é bom  fazer cursos de idiomas e especializações na área para recuperar o tempo que ficou parada. Seu networking (lista de contatos) adquirido até esta fase da vida sem dúvida é de suma importância, já que com indicação o processo é facilitado.

É normal intimidar-se pela nova geração, mas a sua bagagem de experiência de vida e de trabalho conta bastante. É muito importante se manter atualizada, principalmente com as ferramentas tecnológicas e estar preparada para constantemente aprender. Resistência ou superioridade em nada irão lhe ajudar, pelo contrário. Seja humilde e esteja aberta a um mercado inovador.

Caso escolha investir em uma nova profissão vai precisar de um pouco mais de tempo e paciência, mas não desista, o caminho pode ser longo, mas não é infinito. Lembre-se que nunca é tarde para aprender.

Sem contar que o mundo virtual tornou mais possível o home office e o empreendorismo está em alta.  É cada vez mais comum mulheres que abrem seus próprios negócios e passam a fazer o que realmente gostam. Atualmente existe no mercado muitos cursos e palestras sobre empreendedorismo e coaching profissional que podem lhe ajudar a descobrir melhor o seu caminho.

Não se esqueça que você ainda tem muita vida pela frente para contribuir com seu trabalho e principalmente para realizar-se profissionalmente. Confie no seu potencial e vá a luta!

 

 

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *