Dicas para economizar e organizar suas finanças

Dicas para economizar e organizar suas finanças

Em tempos de crise o melhor a fazer é aprender a organizar suas finanças e economizar para conseguir gastar com o que quer.

Anote todos os gastos:  Uma maneira de saber tudo que você gasta, é anotando tudo. Se não conseguir anotar no momento da compra, guarde as notas fiscais para não esquecer depois. Assim saberá sempre o quanto gasta em cada item e poderá ver onde pode economizar.

 

Faça uma planilha das contas: As contas mensais devem ser colocadas em uma planilha para que você não esqueça de pagá-las e também para ter controle das despesas mensais. Desta forma o valor para elas deve ser sempre separado assim que receber o salário. O melhor é que todas as contas mensais tenham data de vencimento logo após a data do seu pagamento.

 

Estabeleça prioridades: Viver de um modo mais simples é uma boa maneira de economizar. Tente estabelecer prioridades e sempre perguntar a si mesma se você realmente precisa do que quer comprar.

 

Trace metas e estabeleça prazos: Saber o que você quer é uma ótima maneira de economizar. Coloque prazos para os seus objetivos e calcule quanto precisa guardar até chegar lá.

 

Busque uma renda extra: Se o seu salário é apertado, busque fazer algo que lhe renda um dinheiro extra, pelo menos até que você consiga se organizar.

 

Pare de usar o cartão de crédito: Compras à crédito e parceladas podem ser uma ótima saída para quando se está no aperto, mas se quer organizar suas finanças fuja do cartão de crédito,  assim você passará a gastar somente o que recebe no mês.

 

Aproveite promoções: Os shoppings sempre fazem promoções nos finais das estações. Fique de olho nas ofertas e veja o que é viável comprar, mesmo que não use tão cedo.

 

Compre coisas de qualidade: Existem muitos produtos bons e baratos no mercado, porém não deixe-se levar somente pelo preço. Confira a qualidade das coisas que está comprando, lembre-se que quanto mais durar, menos você terá que gastar depois.

 

Conheça os passeios gratuitos da sua cidade: Além de ir ao shopping ficar vendo vitrines, existem muitos outros passeios interessantes para conhecer em que você gasta pouco ou não paga nada.

 

Pague suas dívidas: Antes de sair gastando, foque em pagar suas dívidas. Negocie e tente quitá-las o quanto antes. Os juros irão consumir o dinheiro que você poderia estar gastando em coisas mais úteis.

 

Faça sempre uma reserva: Depois que quitar as dívidas, tente guardar sempre um pouco para situações de emergência. Nunca se sabe quando poderá precisar.

 

 

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *