Dicas de cuidados durante a gravidez

Dicas de cuidados durante a gravidez

Durante a gravidez a mulher se sente realizada, mas nem tudo são flores durante esta fase. Algumas mudanças nem sempre são motivos de alegrias para algumas mulheres, porém cuidados básicos podem evitar alguns incômodos e arrependimentos depois da gestação.

As mulheres tendem a se cuidar mais no período de gravidez, mas preocupam-se tanto com o bebê que às vezes esquecem de cuidar do corpo e da pele. Parece óbvio, mas nunca é demais lembrar os cuidados que não devem faltar, para que esta fase seja ainda mais feliz na vida da mulher.

Alimentação – É normal sentir mais apetite durante esta fase e embora muitas mulheres percam peso com mais facilidade durante a amamentação, não vale comer por dois. Alimentar-se em quantidades pequenas em um intervalo de 3 em 3 horas é o suficiente. Frutas, legumes e verduras são essenciais e beber bastante água também.

Descanso – Geralmente nos primeiros meses as grávidas sentem mais sono. Dormir no mínimo 8 horas por noite e se possível depois do almoço tirar uma “soneca” são dicas para poupar energia e não sofrer com as olheiras. Colocar as pernas pra cima para ativar a circulação e evitar inchaços, principalmente no final da gestação, também ajuda a relaxar.

Atividade física – embora algumas sintam-se menos dispostas neste período é muito importante manter o corpo em movimento. Caminhada e yoga são super indicadas. Nos primeiros três meses é melhor não abusar muito, principalmente com exercícios aeróbicos. A hidroginástica geralmente pode ser feita até o final da gravidez, pois diminui o impacto e ajuda o corpo a relaxar. Converse com seu obstetra antes de iniciar alguma atividade.

Pele – cuidar da pele nesta fase é tão importante quanto cuidar do corpo. É muito comum o aparecimento de melasma (distúrbio pigmentar da pele caracterizada por manchas escuras), por isso o uso do protetor solar deve ser constante, mesmo quando não houver exposição ao sol. As estrias também são grandes vilãs e podem surgir em qualquer parte do corpo, mas nesta fase geralmente aparecem na barriga, coxas e bumbum. Manter a pele sempre hidratada é indispensável. O uso de óleo de amêndoa durante o banho é uma receita antiga, mas que funciona. Há também muitos cremes, específicos para estrias, disponíveis no mercado de cosméticos que evita o aparecimento ou que pelo menos diminui e o uso deve ser diário.

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *