Criança de 3 anos – o que esperar

Criança de 3 anos – o que esperar

A partir dos 3 anos a criança passa a reclamar cada vez mais a sua autonomia, já não sente tanta necessidade de colo e se esforça por mostrar que sabe fazer tudo sozinha.

O que os pais deverão esperar nesta nova fase de desenvolvimento :

  • Birras –  passam a ser menos frequentes e menos intensas até que desapareçam de vez

  • Brincadeira – a partir de agora a criança começa a se aperceber de algumas diferenças entre a realidade e a fantasia. A brincadeira se prolonga até a exaustão e o jogo assume um papel essencial. Elas começam a gostar de brincar em conjunto mas ainda são muito egocêntricas.

  • Desenvolvimento físico – as crianças se tornam mais compridas e mais esguias, começando a perder a face redonda que caracteriza os bébés e passam a apresentar uma aparência mais atelética de criança. Os meninos tendem a ser mais alto e pesados do que as meninas e mesmo que já não usem fraldas podem ter acidentes de vez em quando especialmente durante a noite.

  • Desenvolvimento cognitivo – começam a ter capacidade de pensar em termos de causa efeito, bastante visível nos «porquês» que começam a colocar constantemente e que vão continuar por bastante tempo. Ainda é cedo para saber se a criança é destra ou canhota, ela irá alternar o tempo todo a mão com a qual pega o lapis.

A partir de agora as expressões como ” eu quero”, “eu posso” e “eu faço” começam a fazer parte do vocabulário da criança. Ela irá viver centrada em si mesma, é egoísta. possesiva e pouco tolerante. Esse egocêntrismo é próprio da infância e não durará a vida toda, revela apenas uma necessidade de afirmação.

A criança de 3 anos consegue entender quase tudo o que os pais dizem, por isso pondere bem as palavras dentro de casa.

 

Share This

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *