Colomba Pascal

Colomba Pascal

O pão em formato de pomba simboliza a paz e faz parte da tradição da Páscoa.

Para manter a tradição na Páscoa que tal aprender a fazer você mesma uma Colomba Pascal? O pão doce e enfeitado, feito em forma de ave é um símbolo cristão e é perfeito para servir quando a família estiver reunida.

Ingredientes

Massa

– 500g de farinha de trigo

– 100g de manteiga

– 100g de açúcar

– 5 gemas

– 40g de mel

– 1 colher de café de sal

– 40g de leite em pó

– 20g de fermento biológico

– ½ copo de água gelada

– Essência de panetone ou de laranja

 

Recheio

– 130g de uvas-passas

– 180g de frutas cristalizadas

 

Cobertura

– 5 claras de ovos

– 250g de farinha de caju

– 200g de açúcar de confeiteiro

 

Modo de fazer

Coloque o fermento em um pequeno recipiente e esfarele com as mãos. Adicione ao fermento duas colheres de farinha, quatro colheres de água e misture.

Reserve essa pequena massa por 20 minutos, até que ela cresça. Em uma superfície de pedra ou bacia, junte a farinha de trigo, a massa de fermento (chamada de esponjinha, pelo aspecto de esponja), margarina, açúcar, sal, ovos, leite em pó e mel.

Bata a massa (na batedeira) e vá acrescentando, enquanto bate, lentamente, a água. Cuidado para não colocar muita água e perder o ponto da massa. Neste momento, também devem ser acrescentadas duas colheres de sopa de essência de panetone ou de laranja.

A massa deve ser batida, com o acréscimo de pequenas quantidades de água, até chegar ao ponto de véu, ou seja, até que possa ser esticada, sem se romper, mas com aspecto de transparência.

Ao chegar ao ponto da massa, acrescente as uvas-passas e as frutas cristalizadas e apenas mexa a mistura.

Use óleo para desgrudar a massa da batedeira e coloque-a sobre uma superfície de pedra.

Em uma superfície de pedra, boleie a massa e divida-a em partes, de acordo com o tamanho de colombas que pretende fazer. Separe formas de papel para colocar a massa.

A massa designada para cada colomba deve ser cortada ao meio, e uma das metades deve ser dividida mais uma vez. Das três partes, uma maior e duas menores, sairá o formato de pomba.

Já na forma, deixa a massa descansar de 30 a 50 minutos, para crescer. Lembre-se que no calor a massa cresce mais rápido.

Enquanto a massa cresce, prepare o recheio. Coloque em um recipiente a farinha de caju e metade do açúcar de confeiteiro. Em seguida, acrescente as claras, e misture.

Coloque a cobertura sobre as colombas. Antes de levá-las ao forno, jogue castanha de caju ou nozes, e peneire a outra metade do açúcar de confeiteiro sobre a colomba.

Leva a massa ao forno pré-aquecido, aos 180ºC, por 30 minutos.

 Receita Felipe Benjamin Abrahão

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *