6 dicas para combater a insônia

6 dicas para combater a insônia

Confira alguns truques que podem ajudá-la a combater a insônia e coisas que você deve evitar para ter um sono mais tranquilo.

Não tem nada mais difícil do que acordar disposta depois de uma noite mal dormida. Além de prejudicar a saúde, a insônia pode afetar o seu dia a dia, portanto o quanto antes combatê-la é melhor.

As causas da insônia podem ser muitas e a idade é uma delas. Pessoas mais velhas têm mais facilidade para acordar com qualquer barulho e geralmente demoram mais para retornar ao sono profundo. Mas, também há causas momentâneas, como o stress por exemplo.

Para conseguir pegar no sono mais cedo ou voltar a dormir quando acordar no meio da noite, o essencial é manter a tranquilidade. Quanto mais ansiosa, mais chances de perder o sono. O ideal é não ficar virando de um lado pro outro na cama. Tente pensar no que você pode fazer para que o sonho venha com mais facilidade.

As dicas abaixo irão ajudá-la ,porém se a insônia persistir o melhor a fazer é procurar um médico e verificar se existe uma causa mais específica, para então tratá-la.

 

1 – Calmantes naturais –  Além do chá de camomila leite morno já conhecidos para ajudar a adormecer, o chá de maracujá também acalma. O suco de cereja também é um forte aliado, pois possui melatonina e triptofano.

 

2 – Bebidas proibidas – Evitar beber café ou qualquer bebida estimulante na parte da noite.

 

3 – Comidas pesadas – Evitar grandes refeições antes de dormir. Enquanto o organismo trabalhar para fazer a digestão, mesmo que você consiga dormir, não ficará em sono profundo.

 

4 – Eletrônicos fora do quarto – Levar computadores, tablets e celulares para cama tem sido cada vez mais comum, porém além da luz da tela inibir o sono, os sons emitidos por mensagens durante a noite podem interrompê-lo. Por isso troque os eletrônicos por um livro.

 

5 – Esqueça os problemas – Nem sempre é fácil esquecer dos problemas, principalmente na hora em que você finalmente consegue um minuto para pensar. Mas, se já chegou no fim do dia e você não resolveu, não vai ser perdendo uma noite de sono que irá resolver. Pelo contrário, quanto mais descansada acordar, mais soluções irá encontrar no dia seguinte. 

 

6 – Faça exercícios físicos – Movimentar-se só irá trazer benefícios à sua saúde e além de deixar o corpo mais cansado, ajudará na qualidade do sono. Se você não é adepta a exercícios aeróbicos, não tem desculpa, pois yoga ou meditação são ótimas técnicas para diminuir a ansiedade e stress e consequentemente lhe trarão uma noite mais tranquila.

 

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *