5 coisas que mães de primeira viagem precisam saber

5 coisas que mães de primeira viagem precisam saber

Não há manual de instrução para as mães de primeira viagem, mas se você aprender algumas coisas antes pode encarar essa nova realidade com mais facilidade.

A maternidade não é tarefa fácil e as mães de primeira viagem sentem isso na pele logo nos primeiros dias. Se você está passando por isso ou está prestes a ter o seu primeiro bebê, você precisa saber que:

1 – Você não precisa dar conta de tudo – Admitir que não conta de tudo sozinha não é sinal de incapacidade, pelo contrário, assumir que você precisa de ajuda é a melhor forma de você aprender o que é ser mãe. Não é fácil deixar que outra pessoa faça o que você acredita que “só” você deveria estar fazendo. Mas, com exceção da amamentação, as demais “funções” podem e devem ser dividida, principalmente em relação à casa. Quando o bebê dormir, se precisar optar entre dormir também e limpar a casa, fique com a primeira. Querer dar conta de tudo só vai fazer com que você fique extremamente cansada e não consiga realizar nada com prazer e disposição e isso vai afetar à toda família. Portanto peça e aceite ajuda do marido, babá, sua mãe, etc.

 

2 – Você tem o direito de se cuidar – Nos primeiros dias é super normal as mães dedicarem-se totalmente ao bebê. Porém, quando ele finalmente dorme, você tem uma lista tão grande de coisas a fazer que cuidar de você nem passa pela sua cabeça. Mas, saiba que se cuidar também é importante e não se trata só de vaidade. Pontos cruciais são: higiene, auto estima e saúde. Deixe o bebê com alguém por 15 minutos no mínimo e tome seu banho diariamente, penteie o cabelo, cuide da pele e se alimente. Você vai relaxar, sentir-se melhor ao se olhar no espelho e com mais energia.

 

3 – Você vai querer chorar e gritar às vezes, e isso é absolutamente normal – Você vai ouvir falar muitas coisas antes do seu bebê nascer e uma delas é que a sua vida irá mudar completamente, mas você vai aprender que apesar da maioria das mudanças serem positivas, algumas coisas vão fazer você querer sair correndo (e um segundo depois se sentir culpada). Saiba que isso é absolutamente comum, afinal é tudo novo e principalmente quando o bebê não chora sem parar e você está há noites sem dormir, a única coisa que você sente vontade é de chorar junto. Nestes momentos a dica é respirar fundo, contar até dez e tomar um ar nem que seja por cinco minutos. Com você mais calma tudo parecerá mais fácil de resolver.

 

4- Você vai precisar seguir sua intuição muitas vezes – É comum ter medo de errar, mas ninguém no mundo conhece seu filho melhor que você e muitas vezes a sua intuição é o que vai decidir como agir em determinada situação. Por mais que outras pessoas já tenham vivido situações parecidas e queiram dar palpites, saiba filtrar e aprenda a acreditar mais em você e principalmente no que seu coração manda.

 

5 – Você não precisa arrancar os cabelos, tudo vai passar – Os primeiros meses na maioria das vezes são os mais difíceis, mas acredite: tudo vai passar! Você vai voltar a dormir, seu filho uma hora vai largar a chupeta e fazer xixi no banheiro e até mesmo aqueles dias que parecem intermináveis um dia acaba. Por mais difícil que possa parecer, nada dura para sempre, infelizmente nem os momentos bons e esses você deve aproveitar ao máximo, porque tudo vai passar e quando você menos esperar seu bebê já cresceu.

 

 

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *